WEST TERRIER

 West Highland White Terrier


West Highland White Terrier é uma raça de cães oriunda da Escócia. O mais famoso entre os robustos terries, teve sua origem nos cruzamentos realizados entre os cairn terriers. Apesar de sua origem ainda ser ponto em debate, ela é atribuída a um homem. É dito que o coronel escocês E.D Malcolm confundiu seu favorito cairn de cor champagne com um coelho e nele atirou por acidente. Este acontecimento o fez prestar maior atenção aos nascidos exemplares de cairn brancos, que foram cruzados entre si para darem origem aos west terriers, que davam aos caçadores uma melhor visualização de seus companheiros de caçadas.
Fisicamente são cães que podem atingir os 28 cm e pesare 10 kg. Sua pelagem, branca, brilhante e que requer cuidados moderados, é o destaque de seu fisico. Pequenos, seus principais problemas de saúde são as alergias cutâneas, que podem inclusive afetar seus pulmões e alterar o tecido conjuntivo; a chamada white shaker dog syndrome, que causa tremores generalizados; e a necrose da cabeça do fêmur. Sua personalidade é descrita como adaptável, porém, desobediente, o que requer que seja educado desde filhote para respeitar seus limites. De natureza curiosa, é um canino que requer bastante atividade.

A tosa do Westie é um dos pontosmais polêmicos da raça. De um lado está o hand-stripping, a tosa oficial da raça, que arranca o pêlo pela raiz e deixa maioria dos iniciantes no conhecimento da raça com o cara de medo e pavor.
Do outro, está a tosa à maquina, que apesar de não ser incorreta, sofre com o desconhecimento do tosadores deste país que acham que a lâmina número 10 é a única existente na superfície terrestre e que a mesma é universal para se alcançar todas as tosas.
Assim, vou exemplificar cada uma dela resumidamente:

O hand-stripping – a tosa oficial

Segundo o padrão publicado pela Confederação de Internacional de Cinofilia, os West Highland White Terriers devem possuir pêlo duro, aramado e opaco.
Este tipo de pelagem é alcançado com o “hand-stripping” – e somente com ele. Stripping é uma palavra inglesa que significa “retirar totalmente”, ou seja, arrancar o pêlo pela raiz.  A tosa é feita quando o pelo alcança certo tamanho e já está “morto”, ou seja, cairá de qualquer forma.  Se feito corretamente, é indolor para o cão, pois arranca somente o pêlo que já está prestes a cair.
É claro que cães não acostumados irão estranhar o processo, pois é um processo mais demorado que a tosa à máquina e exige muito mais paciência do cão e consequentemente, muito mais tempo de mesa.
hand-stripping é uma técnica relativamente fácil, que pode ser aprendida por qualquer pessoa dedicada. Inclusive é mais prazeroso para o cão quando ela é executada pelo seu dono. O aprimoramento ocorre com o tempo e a cada sessão você vai melhorar sua técnica e descobrir coisas novas.
Há tosadores que deixam a pelagem no “zero”, ou seja, arrancam todos os pêlos, deixando a pele à mostra. Mas não há  necessidad,e pois o efeito duro da pelagem, pode ser alcançado com ciclos de tosa. Esse processo em ciclos é chamado de “rolling”, que numa tradução livre, seria como deixa o pêlo “rolar”, renovar a pelagem aos poucos.
A vantagem do hand-stripping:
1. Desopilam os folículos pilosos e minimizam a quantidade de pêlos em um mesmo folículo, diminuindo a ocorrência de acnes, caso o cão seja propenso.
2. Os pêlos crescem na posição esperada. Isso quer dizer que o dorso do cão terá um aspecto “penteado” e arrumado, não importa a estripulia que ele faça!
3. A pelagem apresenta várias camadas – proporcionando ao corpo do cão um aspecto uniforme, não havendo “divisão” entre saia e dorso.
4.Por tornar o pêlo texturizado e com mais queratina, a sujeita tem mais dificuldade de “grudar” no pêlo e uma simples escovação é capaz de limpar o cão.
Veja foto abaixo o resultado do hand-stripping:


Um comentário:

  1. Boa tarde!
    tenho um West e gostaria de realizar a tosa, teria algum local ou profissional em sp que recomendaria?

    ResponderExcluir